computador anos 80

A evolução da tecnologia: Os sonhos de consumo dos anos 80

Se você é daqueles que gostam de ver fotos antigas e lembrar de como muitas coisas eram diferentes, vai gostar deste texto. Vamos falar sobre os objetos de consumo de tecnologia que as pessoas sonhavam em poder comprar há 30 ou 40 anos e que hoje parecem engraçadas de tão obsoletas.  Vamos voltar no tempo e relembrar a evolução da tecnologia:

O gravador que para sozinho

evolução da tecnologia: gravador

Tente explicar para o seu filho que um gravador era sucesso na época. E sabe o que mais? Ele parava sozinho quando a fita cassete terminava. Tudo bem, explique primeiro o que é fita cassete…

O Telejogo da Philco

evolução da tecnologia: telejogo

Quem precisa de um Xbox One ou de um PS4? Para uma criança dos anos 70, o Telejogo era, com certeza, o maior sonho de consumo de todos!

 O amplificador Quásar

evolução da tecnologia: amplificador Quásar

Um detalhe que muita gente não sabe: os sistemas de som antigos são considerados superiores aos modernos. Isso porque o processamento digital (e, principalmente, o tamanho reduzido dos autofalantes atuais) empobrece o som.

Os guitarristas se recusam a usar amplificadores que não tenham válvulas, mesmo que os transístores tenham sido inventados para substituí-las no fim dos anos 70! Muitas vezes a evolução da tecnologia não acontece como imaginamos.

O walkman da Sony

walkman da Sony

Só quem viveu essa época sabe a inveja que despertava aquele colega que ia pra aula com um Walkman.

O nome desse modelo ficou tão famoso que até nos anos 90 — 20 anos depois — qualquer aparelho desse tipo, de qualquer marcar, era chamado assim. Todo mundo na casa já aprendeu o que é uma fita cassete, certo?

A câmera Polaroid

evolução da tecnologia: câmera Polaroid

Sabe o que tornou a Polaroid tão especial? Ela imprimia qualquer foto que você tirasse instantaneamente! Talvez, seja necessário explicar para os mais novos na sala que nossas fotos tinham que ser impressas para podermos ver como ficaram. Para qualquer adolescente da época, isso parecia mágica!

Uma televisão em cores com uma tela de última geração

televisão em cores com uma tela de última geração

A tv em cores demorou para chegar no Brasil. Nos anos 70, a maioria das casas ainda tinha um aparelho em preto e branco!

Uma Olivetti Valentini

Uma Olivetti Valentini

Antes de mais nada, avise a todos que não adianta procurar a tecla “enter” aí, porque isso não existia nessa época, tá?

Essa máquina de escrever foi o sonho de consumo de muita gente nos anos 70, lembra? Afinal, ela vinha com uma maleta para transportar, era ergonômica e, o mais importante: ela era… vermelha!

O revolucionário computador Commodore Amiga 2000

 

Sensação quando foi lançada, a linha Amiga deixava muita gente de queixo caído, devido a inovação para a época. Os modelos mais caros tinham um incrível HD de 2 megabytes (isso mesmo: mega, e não giga)!

O inesquecível Atari!

evolução da tecnologia: Atari

O Atari não foi o primeiro videogame que existiu, mas com certeza tem um lugar de destaque no coração dos antigos gamers. Quem não se lembra dos clássicos jogos River Raid, Enduro e Pac Man?

O telefone com teclas

 telefone com teclas

Nos anos 80, no Brasil, os telefones eram de disco. Você rodava os números num disco de plástico para telefonar para alguém. Vem daí o verbo “discar”. Até que, bem no início dos anos 80 apareceu esta inovação da foto aqui: o telefone de teclas.

A evolução da tecnologia e a música: Boom Box

 evolução da tecnologia e a música: Boom Box

Ouvir música alto na rua era sinal de estilo. As Boom Boxes viraram símbolo da cultura hip hop nos Estados Unidos e no Brasil. Eram grandes e pesadas, mas faziam a alegria dos praticantes da street dance. Com a evolução da tecnologia, ouvimos nossa playlist favorita do spotify no celular.

Relógio com calculadora

Relógio com calculadora

Uma ideia simples como essa fez muito sucesso. Um relógio que podia ser usado também como calculadora. As teclas eram tão pequenas que, para fazer os cálculos, era preciso apertá-las com a ponta de uma caneta. Seria o antecessor do iWatch?

O videocassete

evolução da tecnologia: videocassete

Quem não se lembra dos videocassetes? Você alugava fitas cassete como essas aí e precisava ter o aparelho para rodá-las. Cada fita tinha um único filme e, se devolvesse para a locadora sem rebobinar, pagava multa! A evolução da tecnologia levou ao DVD e hoje em dia todo mundo ama o Netflix!

A câmera de vídeo

evolução da tecnologia: câmera de vídeo

Aliás, com um bom emprego e alguns meses de economia, você podia comprar uma câmera de vídeo como essa e filmar a sua família. Depois, bastava rodar a fita no videocassete.

O telefone celular

evolução da tecnologia: telefone celular

Por último, que tal esse caríssimo telefone celular? Ele pesava quase 1 kg e custava muito, muito dinheiro. Esse é o pai do atual smartphone. Hoje em dia os telefones celulares contém as últimas inovações e são uma máquina surpreendente.

Gostou de lembrar de tanta tecnologia de ponta dos anos 70 e 80? Acha que esquecemos de alguma coisa? Deixe um comentário aqui embaixo contando pra gente qual era o seu sonho de consumo na época!

Agora, a evolução da tecnologia continua, o que esperar do futuro?

banner kit habilidades do futuro

Similar Posts