Programação em blocos: o que é?

programação em blocos
Padrão

 

Não é uma novidade para ninguém que expor as crianças a conceitos como a programação só pode trazer benefícios. Nós, da I Do Code, acreditamos fielmente nisso e esse foi um dos motivos que nos levou a criar uma escola de tecnologia para crianças e jovens. Além de melhorar o desempenho escolar, conhecer a arte da programação pode trazer muitas outras vantagens para o desenvolvimento educacional de seus filhos.

Mas qual é a metodologia que utilizamos para ensinar programação para crianças e adolescentes? Dentre os vários métodos comprovadamente eficazes para transmitir esse conhecimento para os alunos, a programação em blocos é a metodologia que utilizamos nas fases iniciais do aprendizado. Essa é uma forma simples, mas eficiente de introduzir um universo que, à primeira vista, parece muito complicado.

 

Mas o que é programação em blocos?

 

A programação em blocos nada mais é do que uma metodologia para o ensino de conceitos ligados a programação, desenvolvimento de softwares/aplicativos e lógica de uma forma geral. Esse paradigma surgiu para auxiliar na transmissão de um conhecimento puramente abstrato para algo mais “sólido”, ou que lembrasse um pouco do cotidiano, principalmente de crianças e adolescentes. A inspiração foram os brinquedos da marca LEGO, que se conectam entre si podendo formar variadas estruturas.

 

programação em blocos

Nessa metodologia, temos algo bastante semelhante aos famosos brinquedos. Dentro do contexto de programação, os blocos são a unidade fundamental e podem representar comandos, condições, objetos e muitos outras variáveis que fazem parte da construção de um programa. Através de uma interface gráfica, os alunos conseguem visualizar e aprender com uma sequência lógica de blocos. O resultado pode ser um software, um aplicativo ou até mesmo um jogo. 

 

Programação em blocos

Estrutura mais complexa de código

Concatenando vários blocos, é possível construir uma estrutura de complexidade variada. Tudo vai depender do conhecimento e objetivo de quem está por trás da ferramenta de construção. É por isso que a programação em blocos é uma excelente forma de ensinar conceitos de programação e lógica para quem ainda não os domina. Pode-se iniciar com uma estrutura extremamente simples (como a da imagem ao lado) e avançar para algo mais complexo, como o código abaixo.

 

 

Scratch: Uma ótima ferramenta para ensinar programação em blocos

 

Agora que já entendemos o que é programação em blocos e como essa metodologia pode nos ajudar no aprendizado, está na hora de conhecer uma das formas mais práticas de se fazer isso. Uma das principais plataformas utilizadas para o ensino de conceitos de programação e lógica para crianças e jovens é o Scratch. Esse é um software criado pelo renomado MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Trata-se de uma plataforma online e gratuita utilizada para ensinar através da criação de jogos e animações.

O Scratch é extremamente popular, sendo utilizado por mais de 11 milhões de alunos no mundo todo. São mais de 150 países que usam essa plataforma em seus métodos de ensino, que já foi traduzida para mais de 40 idiomas (inclusive o português). É por isso que nós, da I Do Code, utilizamos o Scratch para auxiliar os nossos alunos a fixar diversos conceitos relacionados a programação. À propósito: os exemplos que você viu alguns parágrafos acima foram construídos através do Scratch.

 

Programação em blocos

Plataforma Scratch

 

Em sua essência, o Scratch foi desenvolvido para ser utilizado por crianças e adolescentes com idades entre 8 e 16 anos. Porém, pessoas de qualquer idade podem utilizar a metodologia de programação em blocos dessa plataforma para aprender conceitos ligados à área de desenvolvimento. Afinal, aprender sobre programação pode até mesmo ajudar as pessoas a se concentrarem mais.

Portanto, não faltam motivos para você conhecer a programação em blocos através do Scratch. Seja para ensinar o seu filho conceitos importantes, seja para aprender a programar por conta própria, essa plataforma certamente pode ajudá-lo de alguma forma. Caso queira conhecer mais a respeito e aprender mais sobre o Scratch, visite o seu site oficial. Ou, se preferir, marque uma aula experimental para que nós possamos apresentar essa plataforma para você e seu filho!

 

Programação em blocos + Scratch + I Do Code

 

programação em blocos

Aluno I Do Code apresentando seu jogo criado pelo Scratch

Como nós já dissemos, aqui na I Do Code nós utilizamos o Scratch e a metodologia da programação em blocos para ensinar os nossos alunos. Em nosso curso de Programação e Tecnologia, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de aprender conceitos fundamentais do desenvolvimento de softwares, aplicativos e jogos, e colocar esse conhecimento em prática de uma forma divertida.

O curso é dividido em módulos semestrais, que abordam assuntos específicos e, em grande parte, complementares. Além de aprender a construir seus próprios programas, os alunos também terão a oportunidade de criar páginas web, robôs e ainda conhecer mais sobre pessoas influentes e grandes empresas da tecnologia, como Google, Amazon e Facebook.

 

E tudo isso através de um capacitado grupo de professores que estão preparados para lidar com a crescente demanda por tecnologia das crianças e adolescentes. Se você se interessou pelo nosso método e quer saber mais a respeito da I Do Code, não hesite em entrar em contato conosco! Se preferir, agende uma aula experimental e conheça o nosso método mais de perto.

 


Posts Relacionados

Deixe uma resposta