cloud computing elearning path cloud r100

O futuro é na nuvem e você não vai querer ficar de fora!

Quando se  pretende comprar um computador ou telefone novo, umas das dúvidas é qual a capacidade interna desse novo dispositivo. Quanto maior a capacidade de armanezamento, maior o preço, pois isto significa que mais arquivos, fotos, músicas e vídeos vão caber dentro dele. Além disso, existem os discos externos, que servem para salvar arquivos importantes e liberar espaço nos computadores e celulares. Com o passar do tempo acumulamos fotos e arquivos que precisam ser guardados e cada vez é preciso maior memória nos dispositivos, mas será essa a tendência para os novos anos?Tudo indica que não, com o avanço da tecnologia, o futuro é na nuvem.

O surgimento do armazenamento em nuvem, veio para mudar o jeito como acessamos nossos documentos e facilitar muito mais nossa rotina. É mais um daqueles conceitos que mudam o futuro num piscar de olhos.

Em pouco tempo, não só os famosos HDs dos computadores podem se tornar desnecessários, como também as empresas e a vida profissional das pessoas pode mudar bastante por causa dele. Veja como entender a dinâmica da “nuvem” é essencial para um profissional atualizado.

A nuvem não é um bicho de sete cabeças e pode deixar nossa vida muito mais prática. Entenda como:

O que é armazenamento em nuvem?

O armazenamento em nuvem significa que você pode acessar suas fotos em qualquer computador, celular ou tablet, mesmo sem elas estarem salvas no aparelho. Você consegue acessá-las usando a internet, pois estão salvas em um servidor longe de você.

Bem, diariamente você recebe e-mails com anexos — músicas, imagens, textos etc — e eles ficam disponíveis para você até o momento em que decidir baixá-los, isto é, transferi-los para dentro do seu computador.

Pois a proposta da computação em nuvem é justamente que baixar arquivos não seja mais necessário. Você não vai mais precisar instalar programas, baixar arquivos ou salvar seus documentos em um HD externo para segurança.

Se você usa spotify, netflix, aplicativos de táxis ou gmail, já faz uso da nuvem e provavelmente o seu uso será cada vez mais uma realidade.

Como funciona o armazenamento na nuvem?

Poder guardar uma música no seu notebook ou smarphone pode ser uma coisa meio difícil de compreender. Afinal, comparado com os antigos CDs, discos de vinil e fitas cassete, esse espaço é relativamente menor, mas suporta muito mais coisas.

A computação em nuvem pode ser um conceito ainda mais difícil de entender, por tornar a idéia de armazenamento ainda mais abstrata. Os seus documentos, fotos e livros digitais ficam guardados “na nuvem”, isto é, na própria internet, em um servidor bem longe de onde você está.

Os dados salvos em um servidor remoto podem ser acessados em qualquer lugar do mundo através da internet. Você cria uma conta com senha e pode acessar seus arquivos rapidamente.

Quase todos os aplicativos e softwares já oferecem a opção de salvar seus arquivos remotamente. E muitos desses softwares já nem utilizam processamento do seu computador para rodar, já que eles também funcionam em um servidor remoto.

No fundo, é um conceito mais complexo de entender do que de utilizar, e se adaptar ao seu uso não deve dar muitas dores de cabeça. Com cada vez mais inovação, o futuro é na nuvem e muito mais prático.

banner e book como digitalizar sua vida

Na prática, quais as mudanças que a nuvem traz?

Mobilidade

Agora imagine que, por causa do armazenamento em nuvem, seja possível trabalhar sem ter que se deslocar até a empresa. Ora, tudo que você precisa está armazenado na internet, então não é necessário ir até lá, se souber cumprir prazos e metas e se reunir com a equipe semanalmente pelo Skype.

E essa ideia não é nem um pouco mirabolante. Ela já tem até nome: mobilidade corporativa. Com a possibilidade de acesso remoto nada impede que seja possível morar na Europa e trabalhar para uma empresa no Brasil, por exemplo.

Já imaginou não se preocupar mais com problemas como o trânsito ruim das grandes cidades , perder o ônibus para o trabalho ou se atrasar para uma reunião por causa do trânsito? Se o futuro é na nuvem, as pessoas devem estar cada vez mais conectadas entre si, independente da distância física.

Eficiência e sustentabilidade

Para o mercado de trabalho, uma das maiores vantagens é o aumento da eficiência e possibilidade de trabalho em equipe em tempo real.

Além disso, a computação em nuvem pode trazer benefícios para o meio ambiente com a redução de emissão de carbono e menor consumo de energia.

De acordo com o relatório do Carbon Disclosure Project [Projeto de Divulgação de Carbono] a estimativa é de que até 2020 as organizações norte-americanas que mudarem para a nuvem podem economizar US$12,3 bilhões em custos de energia, o equivalente a 200 milhões de barris de petróleo, transformando o futuro na nuvem em um possível elo entre tecnologia e sustentabilidade.

Acesso ilimitado

As escalas de armazenamento crescem cada vez mais, dando a idéia de armazenamento infinito. Alguns serviços, como a dropobox e amazon drive já oferecem armazenamento ilimitado nos planos premium. Com isso, a capacidade de memória do computador ou celular se torna irrelevante. É o fim das mensagens avisando que a memória está cheia para que você libere espaço no dispositivo.

O acesso a qualquer arquivo está na palma da mão. Sabe aquela foto que você tirou com o celular e quer enviar para o computador para editar, então enviar novamente para o celular? Com a nuvem, você não precisa mais se preocupar em enviar arquivos de um aparelho para o outro. O próprio sistema pode fazer isso automaticamente.

Tecnologia

Quando utilizamos aplicativos de táxi, facebook ou spotify já estamos utilizando a tecnologia de nuvem. Além disso, você não precisa mais alugar DVDs ou baixar filmes para o computador, o sistema de assistir online pela netflix revolucionou o mercado do entretenimento. O futuro é na nuvem e cada vez mais prático e funcional.

O Futuro é na nuvem e mais mudanças estão surgindo:

Atualmente, os arquivos já podem ser tranquilamente movidos para a nuvem e serem acessados de lá mesmo. Mas a expectativa é que os programas que acessam esses arquivos comecem a rodar longe da sua máquina também. A Microsoft lançou recentemente o Office 365, que roda o Word, Excel e outros programas da empresa direto na nuvem.

Com isso, muitas empresas estão aderindo cada vez mais ao sistema. A netflix já funciona 100% na nuvem desde janeiro.

A expansão da tecnologia de nuvem também vai facilitar o avanço de outras tecnologias como  a internet das coisas e a realidade virtual.

Como podemos nos adaptar ao armazenamento em nuvem?

As grandes empresas de tecnologia estão apostando cada vez mais nesses serviços e a todo momento surgem novas atualizações e melhorias. Os gigantes da tecnologia como google, apple e microsoft competem pela melhor versão de armazenamento em nuvem, garantindo cada vez mais qualidade para o usuário.

O acesso é rápido e fácil, você cria uma conta e pode começar a mover seus arquivos. Em geral, você recebe uma capacidade inicial grátis que vai de 2 até 15 gigas e pode pagar para aumentar o armazenamento. Mas fique atento porque há diferenças entre os serviços de cada empresa.

Uma das grandes preocupações das empresas de armazenamento em nuvem são as melhorias para o armazenamento de fotos. Com a inteligência artificial esse serviço está cada vez mais inovador. As fotos são agrupadas automaticamente em álbuns por reconhecimento facial, localização ou data em que a foto foi tirada, cor ou objeto presente na fotografia. Basta digitar “praia” no buscador e você vê todas as suas fotos tiradas em praias.

A google criou o google photos, uma nuvem para fotografias como espaço grátis ilimitado, ou seja, você pode colocar lá todas as suas fotos gratuitamente, sem medo de perdê-las em caso de estragar o computador ou o HD.

E você já conhecia sobre o armazenamento em nuvem?

Similar Posts