8 Mulheres importantes para a ciência e tecnologia

Padrão

Se você digitar “cientistas famosos” na busca de imagens do Google, verá uma série de rostos muito parecidos predominantemente brancos e do sexo masculino. Na história da ciência e na tecnologia, as mulheres parecem ser minoria e pouco conhecidas. O que você provavelmente não sabe é que existiram – e existem –  muitas mulheres importantes que fizeram e fazem suas carreiras na ciência, contribuindo para o mundo da tecnologia. Essas mulheres importantes mudaram o mundo com os seus trabalhos  e nós não queremos que a memória delas desapareça.

Pensando nisso, resolvemos apresentar a você 8 mulheres importantes para o mundo da ciência e tecnologia. Confira a seguir!

Ada Lovelace

1

Ada Lovelace, também conhecida como Condessa de Lovelace, foi uma matemática inglesa que viveu no século XVIII e é conhecida como a fundadora da computação científica. Foi ela que, ao lado do também matemático Charles Babbage, ajudou a dar vida à primeira máquina analítica da história.

Ada teve contato com a ciência desde cedo, sua mãe era professora de matemática e via a importância de ensinar ciências para crianças.

Ada Lovelace ajudou Babbage no processo de criação da máquina e  escreveu o algoritmo para a máquina processar entre 1842 e 1843. Ela foi, portanto, a primeira programadora da história.

Comemora-se anualmente o dia de Ada Lovelace sempre na segunda terça-feira de outubro, com o objetivo de relembrar as mulheres importantes no campo da matemática, ciências e tecnologia, apoiando outras mulheres a seguirem esse caminho.

Sofia Kovalevskaya

8

Sofia Kovalevskaya, uma matemática russa que lutou pela evolução da ciência e pelos direitos das mulheres, foi a primeira mulher a ser nomeada para a Academia de Ciências da Russa.

Desde criança demonstrou interesse por matemática e ciência, mas foi impedida de continuar os estudos em uma universidade na Rússia. Em 1867 ela casou-se e mudou para a Alemanha, onde se dedicou ao estudo matemático.

Por ser mulher não lhe foi permitido nem ser aluna ouvinte na universidade de Berlim, porém o professor e analista Karl Weierstrass orientou Sofia por iniciativa própria.

Sofia destacou-se e foi uma das mulheres importantes da matemática. Suas maiores contribuições foram a teoria das equações diferenciais e as derivadas parciais.

Grace Hopper

2

Grace Hopper nasceu em 1906 e viveu seu auge na ciência nas décadas de 40 e 50.

Desde criança demonstrou muito interesse pela ciência e pela forma como funcionavam as coisas. Com 7 anos de idade desmontou todos o relógios da casa para entender como funcionavam.

Ela era oficial da marinha americana e criou uma das primeiras linguagens de programação de computador, a COBOL. É reconhecida mundialmente por ser a primeira pessoa a programar um computador digital de larga escala.

Foi Grace quem utilizou os termos de “bug” e “debug” para falar de correção de erros em computador que são utilizados até hoje. Ela era conhecida por dizer: “a frase mais perigosa a dizer é: sempre fizemos assim”

Grace Hopper foi a primeira mulher a receber um PhD em Matemática pela Universidade de Yale e é uma das mulheres importantes do mundo da programação.

  Hedy Lamarr

4

Hedy Lamarr ficou conhecida por seu talento nas telas de cinema, chegando a ser chamada de a mulher mais linda do mundo. Porém, muitos não sabem que ela também foi pesquisadora, com grande interesse em matemática e  uma inventora. Ela foi responsável pela criação do que hoje conhecemos como “salto de frequência”, um processo que envia sinais de rádio a partir de diferentes canais de frequência.

Durante a Segunda Guerra Mundial trabalhou em pesquisa para as Forças Armadas dos Estados Unidos possibilitando avanços na área das comunicações móveis. A idéia era emitir sinais de rádio para torpedos submarinos sem serem detectados pelos inimigos.

Em 2015, quando completaria 101 anos, o Google fez uma homenagem à Hedy com um doodle e um vídeo no YouTube. Veja abaixo o vídeo criado pelo Google sobre Hedy:

Hoje em dia somos capazes de usar o Wi-Fi e Bluetooth por causa de uma ideia que surgiu há 70 anos.

Barbara McClintock

5

Líder em pesquisa genética, McClintock usou milho para desenvolver a compreensão de transposição, ou seja, a ideia de que genes são responsáveis pelas características físicas. Ela é considerada uma das figuras mais importantes da genética, junto com Gregor Mendel e Thomas Morgan, porém tem o nome menos conhecido.

Não reconhecida por anos, ela recebeu o Prêmio Nobel de Medicina somente em 1983, aos 81 anos.

Radia Perlman

3

Radia Perlman é uma cientista da computação americana conhecida também como a “Mãe da Internet”. Ela é programadora, formada no MIT nos Estados Unidos e foi uma das únicas mulheres na sua turma, tornando-se defensora do aumento do número de mulheres no mercado da tecnologia,

Foi ela quem criou o protocolo Spanning Tree (STP), uma linguagem da Internet usada para um computador comunicar-se com o outro. Em outras palavras, nós devemos a Perlman a possibilidade de poder visitar nossos sites favoritos todos os dias.

Radia aposta na simplicidade das coisas e acredita que os aparelhos projetados devem ser o mais prático possível.

Susan Kare

6

Um dos fatores de sucesso da Apple é o design. Com um visual agradável virou um dos sinônimos em sonhos de consumo no mundo. Você sabia que foi uma mulher, Susan Kare quem liderou a equipe gráfica de criação da Apple durante a década de 80? Ela foi responsável por redesenhar o Mac e criou vários ícones e fontes que conhecemos até hoje, revolucionando a combinação entre design e tecnologia.

Susan Kare é ilustradora, designer gráfica e pintora. Ela foi responsável por muitas das fontes e ícones utilizados no Mac. Depois que deixou a Apple, Kare continuou a criar gráficos que conhecemos até hoje como o baralho de cartas para o jogo de Paciência da Microsoft, PayPal, Facebook e Digg.

Marissa Mayer

Yahoo, Inc. named Google executive Marissa Mayer to be its next CEO, its fifth in five years. PICTURED: July 7, 2008 - Mountainview, California, U.S. - MARISSA MAYER, Google's VP of Search and User Experiences on the Google campus. Mayer was the first woman hired by Google, in 1999, and one of their first 20 employees. (Credit Image: © Martin Klimek/ZUMA Press) --- Image by © Martin Klimek/ZUMA Press/Corbis

Marissa Mayer foi a primeira engenheira do Google. Seu trabalho no Google Maps, Google Books, Google Images e Gmail ajudou a construir a empresa que se tornou a número 1 de pesquisa no mundo.

Hoje, como CEO do Yahoo!, está trazendo essa empresa gigante da tecnologia de volta ao topo.

O papel da mulher na história da tecnologia foi muito marcante e continua sendo todos os dias. Quer entender mais sobre programação? Leia nosso post sobre o que é programação.

 


Posts Relacionados

Deixe uma resposta