5519544 the imitation game

Programação: conheça 7 Imagens históricas sobre o assunto

A história da programação tem mais surpresas do que parece. Duvida? Acompanhe com a gente estas 7 imagens históricas e conheça um pouco do desenvolvimento dessa atividade tão importante hoje em dia:

A história da programação começou com uma mulher

lovelace

As mãos que você vê segurando o leque nessa foto foram responsáveis por escrever o primeiro algoritmo da história, em 1842. É através dos algoritmos que são dadas instruções às máquinas para desempenhar certas tarefas, o que faz de Ada Lovelace a primeira programadora da história!

O primeiro computador da história

1computador

O algoritmo de Ada foi desenvolvido para esta engenhoca aqui, criada por Charles Babbage. Sua função era comandar máquinas de tecer. Ele fazia isso através de um complexo (para a época) sistema de cartões perfurados que continham vários padrões de códigos e cada código representava um comando diferente para a máquina.

ENIAC, o computador de guerra

computador-de-guerra

O ENIAC (Eletronic, Numerical, Integrator And Computer ou Computador Eletrônico Numérico Integrador) foi construído em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. Sua função era fazer cálculos de trajetórias táticas de guerra e balística.

É interessante notar que o ENIAC usava o mesmo tipo de programação de cartões perfurados do computador de Charles Babbage, mesmo tendo sido criado mais de um século depois. Ele tinha 17 mil válvulas e era capaz de realizar 5 mil operações por segundo.

Se você reparar bem na foto, o ENIAC ocupava um cômodo inteiro. E você aí, reclamando do tamanho do gabinete do seu PC, hein?

Grace Hopper e a revolução na programação

Grace-hopper

A Marinha dos Estados Unidos e a História da Programação têm uma enorme dívida com a Almirante Grace Hopper, esta mulher da foto. Afinal, ela teve um papel fundamental para tornar as linguagens de programação mais próximas das linguagens humanas.

Foi por meio das suas ideias que foi criada a linguagem COBOL, que revolucionou a forma de programar.

Deep Blue, o computador que derrotou um campeão de xadrez

Tabuleiro de xadrez

Há algumas décadas, era comum que partidas de xadrez entre homens e computadores fossem usadas como forma de divulgar essas máquinas. Muitas vezes o escolhido era Garry Kasparov, enxadrista russo que foi campeão mundial por 15 (isso mesmo, 15!) anos seguidos, de 1985 até 2000.

Garry derrotava facilmente os computadores, mesmo com seus programadores estudando as jogadas do russo e usando algoritmos complexos.

Mas eis que em 1997 o computador Deep Blue, da IBM, vence a disputa. Kasparov reclama muito pois, segundo ele, o tipo de jogada que o computador utilizou para vencê-lo seria impossível para uma máquina.

Explicando a grosso modo, O Deep Blue teria sacrificado peças para vencer Kasparov em seguida. Ora, Kasparov sabia que, para fazer isso, o Deep Blue teria que entender não apenas de xadrez, mas de como funciona o pensamento de Kasparov, o que os americanos chamam de mind game. A IBM nunca explicou como isso foi possível.

Até recentemente, quando foi revelado que uma falha de programação fez com que o Deep Blue realizasse uma jogada aleatória e criasse a falsa impressão de que teria “lido a mente” de Kasparov. Puro fruto do acaso!

É interessante notar que o tipo de raciocínio humano consegue avaliar o padrão da máquina e responder à altura. Mas a máquina não consegue entender o raciocínio do jogador. Ela apenas reage às jogadas dele da melhor forma possível.

banner kit habilidades do futuro

IBM PC, o primeiro computador pessoal

ibm

Não há como negar. O IBM PC pode ter uma aparência de antigo, mas a sua estrutura é quase a mesma dos PCs de hoje.

Ele foi o primeiro computador pessoal e o seu sistema operacional foi o Microsoft BASIC, desenvolvido por um programador desconhecido na época, um tal de Bill Gates. Já ouviu falar?

Bill Gates e o início da Microsoft

MTMyNDczNjQyOTgxMzIyNzIy

Que tal terminarmos com essa foto de Bill Gates e Paul Allen, os co-fundadores da Microsoft em 1981? Eles eram estudantes prodígios na Lakeside High School e fizeram alguns projetos em dupla antes da Microsoft.

Similar Posts