child 1183465 1920

Como aprender programação ajuda com matemática?

Se existe uma disciplina na escola que aterroriza a vida das crianças é, com certeza, a matemática. Presente em tantos aspectos do dia a dia, a matemática é ensinada nas escolas de maneira pouco construtiva e didática, o que dificulta o aprendizado e desestimula os jovens. Por conta disso, muitos professores de matemática tentam buscar outros jeitos de tornar os alunos mais interessados na disciplina! Por isso, aprender programação mostrou ser um jeito divertido e eficaz de auxiliar no aprendizado da matemática.

Em um primeiro momento, a relação direta entre as duas coisas pode não parecer direta, mas o aprendizado de programação e o de matemática estão intimamente relacionados.

Aprender programação melhora o raciocínio lógico

aprender programação
Plataforma Scratch: programação em blocos

A principal – e talvez mais óbvia – relação entre matemática e programação é o uso constante do raciocínio lógico nas atividades envolvendo ambo . É imprescindível, para um bom aprendizado de matemática, ter um raciocínio lógico e rápido bem desenvolvido.

banner flappy bird

Isso porque matemática nada mais é senão a constante busca por soluções de problemas e por novas formas de explicar o mundo em que vivemos. Por isso, não é à toa que muitos dos grandes filósofos da antiguidade eram, também, matemáticos.

Aprender programação não é diferente: os alunos da I Do Code são sempre estimulados a pensar em qual a melhor maneira de escrever um programa proposto em sala, e até mesmo a escrever códigos e montar projetos sozinhos.

Todas essas atividades propostas aqui fazem com que o aluno desenvolva um raciocínio lógico avançado, que será aplicado em diversas áreas do conhecimento e pode, com muita tranquilidade, ajudá-lo a aprender matemática da melhor maneira possível.

Resolução de problemas matemáticos enquanto aprende programação

Tecnologia e matemática são duas coisas que não podem andar separadas. A principal razão pela qual isso acontece é que computadores, tablets, celulares e todos os outros aparelhos eletrônicos funcionam usando sistemas binários. Sabe o que é isso? As informações que passamos ao computador são interpretadas em enormes quantidades de números (0 e 1 apenas), isto é, a base para o do funcionamento de toda a tecnologia que nos cerca são os números.

Desse modo, é inevitável que, para aprender programação, os jovens se sejam colocados em frente a problemas, envolvendo operações e muitos outros conceitos matemáticos que muito provavelmente pareceriam chatos e complicados em uma aula do colégio.

Um grande exemplo de conceitos matemáticos sendo usados nas salas de aula da I Do Code é a Sequência de Fibonacci. Ela foi tema central de uma das aulas desenvolvidas: com o auxílio de vídeos, apresentações de slides e um editor de texto online, os alunos da I Do Code aprenderam sobre a história do matemático Leonardo Fibonacci, sobre o comportamento da sequência, sobre a razão áurea, sobre sua presença na natureza e muito mais.

E não acaba por aí: os alunos aprenderam todas essas coisas enquanto escreviam o programa que calculava um certo número de termos da sequência – o que não é tarefa simples!

Aprender programação torna a matemática mais divertida para os alunos

aprender programação
Aula sobre programação

Um dos principais motivos pelos quais os alunos têm tanta dificuldade com matemática é que ela não é apresentada para eles de forma prática, ou seja, os alunos não veem qual a aplicação da matemática na natureza ou até mesmo em seu dia a dia.

Ao trazer tais aplicações para a sala de aula, os alunos da I Do Code conhecem um outro lado da matemática, e se sentem mais motivados a estudá-la e a aprender sobre ela. Dessa forma, o que é uma das disciplinas mais difíceis do colégio passa a ser uma forma de lazer para o estudante.

Difícil de acreditar? Veja como nossos alunos conseguiram desempenhar melhor na escola com a ajuda de programação!

Similar Posts