programação carreira 1

Programação: 7 maneiras dela ajudar na sua carreira

Talvez você pense que programação não é para você. Talvez pense que programadores são nerds que ficam atrás do computador o dia todo, ou talvez até pense que programadores são hackers cujo objetivo é destruir os Estados Unidos (neste último caso, talvez você veja filmes demais!). A realidade, no entanto, é que programadores são gente como a gente, pessoas que atuam nas mais diversas áreas da sociedade. São pessoas de todo tipo que desenvolveram habilidades benéficas por causa da programação. Juntamos 7 desses benefícios nesse post para você conhecer!

1) Desenvolve o raciocínio lógico

Não importa em qual área você trabalha ou pretende trabalhar, ter um bom raciocínio lógico é de extrema importância para o seu sucesso. Mas como a programação fortalece o raciocínio lógico? Fácil: a necessidade das máquinas de executar códigos muito específicos força o programador a saber criar tais códigos. Para tal, é necessário fazer suposições e prever possíveis erros no programa e, sem  nem perceber, o programador aplica esse tipo de raciocínio a outros aspectos do dia a dia: desde calcular rapidamente o troco do supermercado até resolver os “pepinos” do trabalho.

2) Desenvolve a capacidade de síntese de ideias

De maneira simplificada, programar é como explicar para o computador o que você deseja que ele faça, através de um programa. Isso significa que escrever um código é um treino constante de como frasear melhor as ideias que você tem, ou seja, você será capaz de transmitir suas ideias de forma mais clara e coesa. A comunicação escrita é, muitas vezes, um fator determinante no processo de contratação de um candidato e até mesmo na permanência de um colaborador em uma empresa.

3) Ajuda a desenvolver a familiaridade com a língua inglesa

De alguns anos para cá, o que mais se ouve falar é que “inglês é a língua do futuro”, o que é fácil ver no dia a dia: grande parte da nossa cultura foi dominada por conteúdos em inglês – as músicas que ouvimos, os filmes e seriados a que assistimos, os produtos que compramos – e no mercado de trabalho não é diferente. Cada vez mais as empresas pedem que seus funcionários tenham conhecimento da língua inglesa e, em um processo seletivo, sai na frente quem souber falar inglês. Está aí mais uma vantagem de saber programar! As linguagens de programação também vão ao encontro da língua mais falada atualmente: os códigos são, primordialmente, escritos em inglês.

4) Estimula a criatividade

Problemas de programação dificilmente possuem uma única solução.  Assim, resolver um problema deste tipo torna-se um exercício de criatividade, devido à busca contínua por soluções mais organizadas e mais eficientes. Assim, programar te estimula a pensar “fora da caixa”, a sair da sua zona de conforto. Essa característica é imprescindível para um bom desempenho profissional e pessoal.

banner minicurso edicao de videos

5) Ensina a lidar com erros e frustrações

Para a tristeza de muitos programadores, dificilmente um código roda corretamente de primeira. Mas isso tem um lado bom! Os erros, além de deixarem o programador mais atento, te ensinam a lidar com frustrações de maneira melhor. E não é preciso nem falar que essa habilidade é indispensável num ambiente de trabalho, qualquer que ele seja: afinal, saber aprender com os próprios erros é indispensável para o sucesso.

6) Desenvolve  as habilidades de trabalho em equipe

Se engana quem pensa que um programador trabalha sozinho. Além da extensa comunidade online, que pode ser acessada para sanar possíveis dúvidas, é bastante comum que programadores se reúnam para resolver problemas mais complexos. Esse costume ensina o programador a ouvir as ideias dos outros, verbalizar as suas e a engajar em discussões sobre qual a melhor solução para um determinado problema.

7) Abre portas para novos empregos

Este benefício pode parecer um tanto quanto óbvio. No entanto, é importante ressaltar que a aquisição das habilidades citadas acima se deve ao processo de aprender a programar e esse processo leva, acima de tudo, a um conhecimento de programação, que pode ser aplicado a uma carreira a área de tecnologia. Desta forma, as habilidades adquiridas com a programação podem tanto ajudar sua carreira na área em que já atua, quanto permitir que você inicie uma carreira nova!

Veja isso na prática! Acesse esse link sobre como nossos alunos conseguiram desempenhar melhor na escola com a ajuda da programação. E aí, vai deixar essa oportunidade passar? 

Similar Posts