1

5 razões porque as crianças amam Minecraft

Minecraft, que é visto por muitos como um Lego digital, é um dos games mais amados pelas crianças. O jogo consiste basicamente em minerar e construir blocos virtuais de madeira. Com esses blocos, o jogador pode montar tudo o que quiser, desde pequenos objetos até cidades inteiras.

O jogo é uma grande ferramenta para exercitar a criatividade. Você não tem com o que se preocupar caso tenha um filho que gosta de passar as horas livres na frente do computador jogando Minecraft.

As crianças gostam desse game por muitos motivos e hoje você entenderá 5 dos principais.

Minecraft exercita a criatividade

Quando somos crianças, estamos no auge das descobertas. Crianças gostam de testar, criar, inventar, montar e desmontar tudo aquilo que encontram pela frente.

Como o principal objetivo do game é montar objetos, construções e até cidades inteiras, a criança pode exercitar toda a sua criatividade. Essa é a primeira prova do poder educacional de Minecraft e a primeira razão porque as crianças gostam tanto desse game.

banner curso criacao de jogos

Elas podem construir um mundo da forma que quiserem

Se a criança quiser construir um carro com 5 rodas, em Minecraft, ela pode. Se a criança quiser construir 5 casas, uma ao lado da outra, no Minecraft ela pode.

As perspectivas de construção no game são praticamente infinitas e as barreiras são quase invisíveis. Quando uma criança se depara com a possibilidade de fazer exatamente tudo o que ela quer, ela se apaixona imediatamente.

Não é preciso seguir um enredo dramático

O jogo, no formato sandbox, ou seja, de jogabilidade não-linear, não exige que os jogadores sigam um enredo dramático para alcançar um objetivo específico e claro. O principal conceito de um jogo sandbox é permitir que o jogador modifique seu mundo virtual e crie a forma como joga.

Não há como “vencer” em Minecraft, portanto, as crianças usufruem de uma jogabilidade muito mais leve e solta. Liberdade é tudo para uma criança e esse aspecto faz com que elas gostem ainda mais do jogo.

Elas experimentam um mundo totalmente aberto

O criador de Minecraft adotou, ainda, outro conceito incrível para a criação do seu game: o conceito de mundo aberto. Esse conceito permite que o jogador mova-se livremente em um “mundo sem fim” com liberdade considerável para escolher quando quer realizar seus objetivos.

No jogo League of Legends, por exemplo, os jogadores ficam limitados a um mapa, como Summoner’s Rift, cercado de barreiras artificiais, e não é possível ultrapassar essas barreiras. Esse é um jogo linear e seus objetivos devem ser cumpridos dentro desse mapa de forma clara e pré-determinada (no caso, destruir o Nexus da equipe inimiga, como você pode ver na imagem abaixo).

3

Crianças não gostam das limitações e barreiras que, naturalmente, são impostas pelos adultos. Assim, quando trazemos esse conceito de mundo aberto em um game para a vida de uma criança, oferecemos a ela uma ferramenta de escape e todos os seus desejos podem ser realizados no mundo virtual.

É possível personalizar seus bonecos

Quantas vezes uma criança já quis usar determinada roupa e seus pais a proibiram? Quantas crianças já quiseram ter o cabelo colorido por um dia?

O Minecraft permite que o jogador personalize o boneco com o qual joga. Essa é outra forma de exercitar a criatividade e se livrar das barreiras e limites que elas enfrentam no mundo real, utilizando o máximo da imaginação.

E você já jogou Minecraft? Ficou curioso para conhecer? Saiba como o Minecraft ajuda no desenvolvimento das crianças.

Similar Posts