maxresdefault 3

Como o Minecraft ajuda o desenvolvimento de crianças

Crianças do mundo todo são capazes de passar horas na frente de um computador e, em boa parte do tempo, o grande motivo chama-se Minecraft. O game, que é inspirado no famoso jogo de peças Lego, baseia-se em erguer construções como casas, monumentos e naves espaciais e permite criar seu próprio mundo virtual com a colaboração de outros jogadores. Muitos educadores estão utilizando o Minecraft na sala de aula para ajudar a desenvolver uma série de aspectos importantes em crianças e jovens.

Já que o jogo não tem como foco a competitividade exacerbada e deixa de lado a violência, especialistas afirmam que crianças a partir dos 5 anos já são capazes de avançar no game de maneira considerável e, assim, desenvolver habilidades e competências.

Minecraft ajuda no desenvolvimento cognitivo

Minecraft auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças, permitindo que elas processem informações e utilizem recursos por meio da compreensão e da interação com o jogo.

Em um mundo totalmente aberto, sem limite de espaço ou mapas e objetivos pré-determinados, a criança aprende a raciocinar e abstrair comandos e instruções de forma lúdica e divertida.

Estímulo da criatividade

A criatividade também é colocada em prática uma vez que o game permite a construção dos mais variados objetos, desde pequenos itens comuns do dia a dia até construções gigantescas com centenas de milhares de blocos.

Além disso, os jogadores podem criar protótipos e testá-los. Na maioria das vezes, eles nunca ficam totalmente satisfeitos com o primeiro resultado e acabam criando novas versões, estimulando ainda mais a criatividade.

Senso de cooperação

Embora seja possível jogar Minecraft sozinho, a experiência fica muito mais divertida quando realizada em grupo. As crianças podem jogar de forma colaborativa com seus amigos e, assim, arquitetar construções ainda mais impressionantes.

Para que tudo saia como planejado, todos deverão conversar, planejar e cooperar em busca do resultado final.

crianças jogando minecraft

Dedicação, regularidade e responsabilidade

O avatar, boneco controlado pelo jogador e que o representa no mundo virtual, depende inteiramente da sua interação. O game deve ser jogado com certa regularidade e é necessário seguir procedimentos específicos, caso contrário, o avatar pode até morrer.

Quando a criança passa a entender que aquele avatar depende do seu cuidado, nasce nela um senso de responsabilidade que será muito importante na fase da adolescência e, posteriormente, na fase adulta também.

Melhor compreensão de matérias escolares como matemática e geografia

De forma natural, o game pode ser articulado com diversos conteúdos escolares, seja com a matemática por trabalhar conceitos de raciocínio lógico abstrato ou com a geografia por trabalhar conceitos de noção espacial.

banner curso criacao de jogos

Maior interesse pelos estudos

Como dissemos, muitos educadores tem utilizado o game na sala de aula para complementar e tornar o aprendizado mais divertido.

Especialistas em tecnologia e educação garantem que essa prática desperta nas crianças um maior interesse pelos estudos, já que para construir uma fazenda ou um castelo, por exemplo, é necessário pesquisar seus conceitos básicos e, só então, reproduzi-los no mundo virtual. Se você quer saber como aprender programação e tecnologia usando Minecraft precisa conhecer a I Do Code.

O engajamento e o encanto pela aprendizagem vem crescendo com a ajuda de Minecraft, bem como a participação em atividades extracurriculares que envolvem o game.

Similar Posts