Hobbies que ajudam na criação dos filhos

Padrão

Uma preocupação cada vez mais constante na vida dos pais é como criar seus filhos. São muitas as incertezas e inseguranças quando se trata de formar um cidadão, formar o caráter das crianças. A criação dos filhos pode ser grande desafio. Por isso é muito importante que os pais tenham hobbies saudáveis, pois isso pode influenciar nos hábitos das crianças. Por isso é importante escolher atividades que ajudam os pais na criação dos filhos.

Talvez, muitos até tenham pensado nisso, mas não levaram a ideia a diante. Pois bem, se você pretende colocar a ideia em prática, a boa notícia é que existem sim hobbies capazes de ajudar nessa jornada. Pais com hábitos saudáveis são exemplos para os filhos, que muitas vezes aprendem melhor com ações ao invés de palavras. Neste primeiro momento, separamos 3 hobbies que você pode começar a praticar com seus filhos.

– Lerleitura-filhos

A leitura é um hobby extremamente saudável para as crianças. Não só para que a criança desenvolva prazer e gosto pela leitura, mas porque a atividade de leitura em si pode ser muito educativa. A leitura desenvolve concentração, atenção aos detalhes e maior desempenho cognitivo. Há estudos que dizem que os melhores alunos são aqueles que têm a leitura como hábito. Portanto, começar a ler para o filho desde pequeno e incentivá-lo a ler quando ele já puder fazer isso sozinho, formará nele esse hábito que o ajudará por toda a vida.

– Cuidar de plantas e animais

jardinagem-crianças

Este é um hobby que, certamente, muitos dirão: mas o que tem a ver? A verdade é que tem tudo a ver! Cuidar de plantas e animais desenvolve carisma, cuidado e empatia. Com esta atividade, a criança passa a entender porque é importante cuidar do meio ambiente e dos animais. Que eles precisam de cuidados, de carinho, precisam de água, de comida e de atenção. A criança passa a entender que tudo tem seu lugar, que as necessidades particulares devem ser respeitadas e que devemos cuidar das coisas para que elas não acabem.

– Tocar instrumentos musicais

A cantora Shakira com o filho

 

Tocar instrumentos musicais é um hobby que toda criança adora, pois toda criança gosta de música. Quando um dos pais toca algum instrumento, a criança gosta de ver, gosta de participar, e esta é uma ótima oportunidade de ensinar aos filhos algumas lições. Tocar instrumentos musicais é algo que envolve disciplina para aprender as notas e postura para tocar o instrumento da maneira correta. Também envolve paciência. Portanto, envolver os filhos neste hobby é uma ótima oportunidade de ensinar disciplina e paciência. A criança que começa a tocar instrumentos musicais desde nova aprende processos, aprende que as coisas são conquistadas de forma gradativa e isso combate a ansiedade que é tão comum às crianças.

Por isso é tão importante que os pais envolvam os filhos em seus hobbies. As crianças gostam de se envolver nas atividades, gostam de ajudar e aprendem na execução de tarefas. Ensinar essas atividades às crianças e ensiná-las hobbies saudáveis pode ensinar muitas lições importantes, lições que agregarão valor para a vida delas. Certamente, elas se tornarão adultos com valores e somente os pais são capazes e responsáveis por gerar em seus filhos esses valores.


Posts Relacionados

Deixe uma resposta