code coding computer 879109 1

Programação ou Inglês, qual é melhor para seus filhos?

Todos sabemos que a melhor idade para se aprender algo é quando ainda somos jovens, por isso muitos pais e mães se esforçam para que seus filhos tenham acesso ao máximo de oportunidades desde pequenos. Mas como saber qual atividade vai trazer mais benefícios para seus filhos? Abaixo listamos algumas das vantagens de se aprender programação em comparação a outras atividades.

Uma das atividades nas quais os pais mais investem para seus filhos é o aprendizado de uma língua estrangeira. Neste  post iremos comparar as vantagens de se estudar inglês com as de se estudar programação, visto que ambas atividades são extremamente importantes para o futuro das crianças e adolescentes de hoje. Para isso vamos, primeiramente,  estabelecer alguns pontos positivos de cada um:

INGLÊS

  • Saber se comunicar em inglês se tornou uma habilidade essencial para qualquer pessoa. Não conseguir se comunicar de forma escrita ou oral em inglês tira do jovem muitas oportunidades de aprendizado e reduz significativamente seu horizonte de conhecimento.
  • O domínio da língua inglesa é uma habilidade considerada quase obrigatória no mercado de trabalho, sendo valorizada tanto por empresas estrangeiras quanto nacionais.
  • Com o domínio da língua inglesa,  é possível acessar diversos materiais e conteúdos criados no exterior (como matérias em revistas, jornais ou até artigos científicos) que nos auxiliam na busca por informações que não estão disponíveis com tanta facilidade em português.
Bandeira dos EUA

 

PROGRAMAÇÃO

  • Aprender a programar auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico das crianças, melhorando as habilidades de entender e resolver problemas, o que é muito útil tanto na escola como para outras atividades fora dela. O raciocínio lógico aprendido na programação permite  dividir problemas grandes em menores até o ponto em que seja possível resolvê-los com facilidade.
  • O estudo da programação desenvolve habilidades de concentração e organização, visto que para programar é necessário escrever uma série de programas lógicos de forma organizada para que depois sejam fáceis de se entender. Assim os programadores desenvolvem uma forma intuitiva de organização que os auxilia a manter os programas em ordem.
  • A programação fornece novas maneiras de expressar a criatividade, oferecendo várias possibilidades de transformar suas ideias em realidade. Com os avanços tecnológicos que presenciamos atualmente é muito fácil para alguém que sabe programar tirar suas ideias do papel e desenvolver uma nova maneira de resolver um antigo problema.
  • Aprender a programar ensina os alunos a entender a tecnologia do ponto de vista de quem cria, fazendo com que eles possam criar novos programas e também modificar os que já existem para atender a suas necessidade. Isso faz com que os jovens passem da condição de consumidores da tecnologia para criadores dela.
  • Programação está se tornando uma habilidade essencial para o mercado de trabalho, grandes mentes ao redor do mundo já consideram como uma necessidade para o futuro e como todos deveriam aprender a programar, mesmo que não venham a trabalhar na área.
banner curso scratch

Depois de ver os pontos positivos de ambos podemos ver que apesar de o inglês ser um grande requisito para o futuro, a capacidade de programar vem se tornando cada vez mais necessária, sendo um grande diferencial no mercado de trabalho, com muitas empresas de tecnologia ao redor do mundo buscando pessoas com a capacidade de programar. Além disso, a programação ajuda a formar outras habilidades que serão úteis durante toda a vida.

code coding computer 879109 1

Vimos então que a programação é uma habilidade essencial para o profissional do futuro, além de ser uma ótima oportunidade para desenvolver outras habilidades relacionadas, como a lógica, matemática, capacidade de síntese entre outras.

E então, pronto para embarcar rumo ao futuro?

Similar Posts