Curso de youtuber: Criando crianças comunicativas

Padrão

Quer uma prova de que os tempos estão mudando? Para quem era criança há 20 ou 30 anos, o grande sonho era se tornar um ator ou cantor de sucesso. Muita gente sonhava com um futuro na televisão e alguns pais chegavam mesmo a investir muito dinheiro nesse sonho dos seus filhos.

Nem passou tanto tempo assim, e agora a criançada quer mesmo é se tornar youtuber. Os vídeos dessa mídia social são postados pelos próprios usuários, falam sobre games, séries, filmes, e qualquer outro tipo de entretenimento ou situação cotidiana.

São curtos e objetivos, mas podem transformar seus protagonistas em personalidades conhecidas! De tanta atenção que despertam, hoje é possível encontrar cursos para adultos e crianças, ensinando tudo que um iniciante precisa saber para seguir esse caminho.

E sabe por que esses cursos são tão úteis? Porque há várias qualidades que os youtubers devem desenvolver para se darem bem no mundo virtual. Leia este texto até o fim e saiba quais são elas:

Ter boas habilidades de comunicação

kids-communicating

Como o conteúdo dos vídeos do YouTube é, quase sempre, bastante informal, parece que ele é produzido espontaneamente.

Quem não está por dentro do universo dos vloggers (como os apresentadores desses vídeos gostam de ser chamados) acredita que basta ligar a câmera e começar a falar sobre um assunto qualquer. Agora, pense bem: você acha que é tão fácil assim prender a atenção das pessoas?

Da próxima vez que assistir a um desses vídeos, repare em como são usadas técnicas precisas de comunicação: alguém que frequenta o curso de youtuber aprende a tomar todo o cuidado para falar a mesma “língua” do seu público, a escolher a ordem do que vai falar, as piadas que vai fazer…

Pois é. Gravar um vídeo e postar no YouTube é, também, um estimulante desafio para quem quer aprender a falar em público. E uma ótima forma de organizar o que deve ser dito. Quase como apresentar um trabalho oral na escola!

Saber criar e editar vídeos

Essa parte é a que é considerada por muitos como a mais difícil da tarefa. “Cortar” os pedaços inconvenientes de um vídeo é algo que exige conhecimento de softwares bem específicos e uma boa dose de paciência.

Como os vídeos do YouTube, em geral, são curtos, qualquer espaço muito grande entre as falas pode ser indesejada para quem edita e deixar o vídeo monótono para quem assiste.

Para as crianças que se aventuram nos seus primeiros vídeos, essa etapa oferece um ensinamento muito importante: a importância de se criar um roteiro antes de começar uma atividade. Afinal, quanto melhor for a etapa de criação do vídeo, mais fácil vai ser a edição, concorda?

Por exemplo, se o youtuber se prepara mal para falar, ele erra diversas vezes e tem muito trabalho para editar depois.

Isso é uma baita lição para as crianças e para qualquer pessoa que vai começar algum tipo de trabalho: quanto melhor o planejamento, mais fácil a execução e mais rápida a pós-produção.

Ter boa capacidade de pesquisa e educação digital

youtube-kids-espana-2

Qualquer conteúdo, para ser criado, deve começar com uma boa pesquisa. E pesquisar, como tudo o mais, é algo que pode ser aprimorado. Quanto mais pesquisamos, mais sabemos, mas também, mais rápido e melhor fica o nosso processo de pesquisa.

Para uma criança que quer se dedicar ao YouTube, esse talvez seja o aprendizado mais útil. Afinal, um vídeo sem uma pesquisa prévia certamente vai resultar num conteúdo sem profundidade e com menos chances de agradar a quem assiste, não é mesmo?

Além de ser uma habilidade que vai ajudar muito na escola, aprender a pesquisar talvez seja uma das maiores vantagens que alguém pode ter numa época em que todas as informações estão no Google, a um clique de distância.

Quem diria que criar um vídeo seria, também, uma ótima forma de aprender coisa nova, hein?

O curso de youtuber alia brincadeira e aprendizado

No fundo, um curso de youtuber tem como objetivo aliar o lado lúdico e criativo da atividade com aprendizado útil e duradouro. É uma espécie de “brincadeira séria”, já que a criança deve aprender que ela também vai ser responsável por uma pequena parte do conteúdo que circula na internet.

Ou seja, mesmo que indiretamente, ela vai se responsabilizar pela educação de outras crianças. E isso é uma das formas de se construir um futuro melhor.

Quanta responsabilidade, hein? Deu pra notar que fazer vídeo é coisa séria? Que tal então conhecer um pouco melhor o nosso curso de youtuber?

Nós temos cursos semestrais de Youtuber. Saiba mais e garanta sua vaga.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta