mark

10 pessoas incríveis que começaram programar cedo

Todos nós já fizemos algum plano – para nós ou para nossos filhos – e acabamos voltando atrás porque pensamos que era “cedo demais”. Programar é um sonho para muitas pessoas, principalmente para as gerações Y e Z, que são totalmente conectadas ao universo tecnológico e não vivem sem computadores, smartphones, jogos e Internet.

Se você pensa que é cedo demais para o seu filho aprender a programar, talvez seja a hora de você conhecer essa lista de 10 pessoas incríveis que começaram programando desde cedo. Temos certeza que você mudará de ideia!

  1. Ada Lovelace
Ada Lovelace

Augusta Ada Byron, nome de nascimento de Ada Lovelace, foi uma matemática inglesa que viveu no século XVIII.

Seu interesse por lógica e matemática foi incentivado pela mãe desde muito cedo. Foi ainda na juventude que ela se uniu ao matemático Charles Babbage, criador da primeira máquina analítica, e escreveu o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina. Por isso, é considerada a primeira programadora da história.

  1. Mark Zuckerberg
Facebook CEO Mark Zuckerberg delivers a keynote during the Facebook f8 Developer Conference at the San Francisco Design Center in San Francisco on September 22, 2011 in California. AFP PHOTO / Kimihiro Hoshino (Photo credit should read KIMIHIRO HOSHINO/AFP/Getty Images)

Mark Zuckerberg (ou o pai do Facebook, como você preferir) é um dos maiores nomes da atualidade. Ele começou a programar quando era criança e ainda estudava no ensino médio.

Zuckerberg começou escrevendo softwares depois que seu pai lhe ensinou programação básica Atari e, desde então, estudou e aprimorou seus conhecimentos. Antes de criar a maior rede social do mundo, ele fez alguns programas de comunicação e alguns jogos também.

  1. Bill Gates
bill gates

O fundador da Microsoft e também um dos homens mais ricos do mundo, Bill Gates, começou a programar aos 13 anos. Até completar 16 anos, ele trabalhou desenvolvendo softwares para fliperamas na empresa Taito.

Ao lado de Paul Allen, notório programador americano, Bill Gates fundou a Microsoft quando tinha apenas 17 anos e juntos lançaram o primeiro computador pessoal, o Kenbak-1.

  1. Paul Allen
WASHINGTON - OCTOBER 05: Paul Allen, founder of SpaceShipOne takes part in a news conference to mark the donation of SpaceShipOne to the National Air and Space Museum October 5, 2005 in Washington, DC. SpaceShipOne was the first privately built and piloted vehicle to reach space and will be on permanent display between Charles Lindbergh's Spirit of St. Louis and Chuck Yeager's Bell X-1. (Photo by Win McNamee/Getty Images)

Acabamos de mencionar seu nome e ele não poderia deixar de constar nessa lista.

Bill Gates era apenas 3 anos mais jovem que Allen quando eles estudaram na Lakeside School, em Seattle, nos EUA, e aprimoraram suas habilidades em programação. Mais tarde, viriam a fundar a Microsoft. Allen tinha 20 anos na época.

  1. Linus Torvalds
5

Linus Torvalds é o criador do Linux. Sua vida de programador começou aos 16 anos, quando ele programava softwares básicos em C. Na época, ele ficou conhecido por fazer um jogo “clone” de Pac Man chamado Cool Man.

Foi no ano de 1991, aos 21 anos, que ele começou a trabalhar no sistema operacional que se tornaria um dos mais famosos do mundo.

  1. James Gosling
6

Hoje, com 61 anos, James Gosling é reconhecido e admirado por ser o criador da linguagem de programação Java, mas seus esforços e estudos começaram cedo.

Gosling formou-se Bacharel em Ciência da Computação aos 22 anos, mas antes disso já era responsável por alguns estudos e projetos que viriam a auxiliar na criação da linguagem Java.

  1. Grace Hopper
7

Grace Hopper, nas décadas de 40 e 50, foi analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos. A extinta linguagem de programação Flow-Matic, que serviria como base para a criação da linguagem Cobol em 1959, foi criada por ela.

Quando criança, Hopper era bastante curiosa. Aos 7 anos, decidiu descobrir como um despertador funcionava e começou a desmontar todos os que encontrava pela frente. Seu talento para a programação era nato e aos 22 anos ela se formou bacharel em Matemática e Física.

  1. Steve Wozniak
8

Steve Wozniak, engenheiro eletricista e programador, ajudou Steve Jobs a fundar a Apple e começou a se interessar por computadores e engenharia quando criança.

Com apenas 11 anos, ele construiu sua própria estação de rádio e até obteve uma licença de radioamador. Já aos 13 anos, participou de uma feira de ciências e ganhou um prêmio por construir uma calculadora baseada em transístores. Nessa mesma idade, construiu seu primeiro computador.

banner seguranca na internet
  1. Markus Persson
9

Minecraft é um dos jogos digitais de maior sucesso dos últimos tempos e foi criado por Markus Persson.

Suas primeiras aventuras em programar aconteceram aos 7 anos de idade. Ele iniciou suas práticas em um Commodore 128. A Mojang, empresa de jogos eletrônicos fundada por Persson, surgiu em 2009, 23 anos depois de suas primeiras experiências como programador.

  1. Aaron Swartz
10

Aaaron Swartz foi um programador e ativista conhecido principalmente por seu envolvimento em projetos como RSS, Reddit, W3C, Markdown, Infogami e DeadDrop.

Swartz demonstrou interesse por computação desde pequeno. Quando tinha 13 anos, ganhou um prêmio destinado a jovens criadores de sites educacionais e colaborativos. Aos 14, integrou o grupo de trabalho que inventou o RSS. Depois disso, participou de muitos outros projetos tecnológicos, principalmente políticos.

Saiba também 7 coisas incríveis que só funcionam por causa da programação.

Similar Posts